A Escola Politécnica (EP)

A história da Escola Politécnica é anterior à própria existência da Universidade Federal da Bahia. Atuando na formação de engenheiros desde 1897, ainda com o nome de Instituto Politécnico, veio a ser incorporada à Universidade Federal da Bahia na sua criação, em 08 de abril de 1946.
Cerca de 2.500 alunos estão matriculados em seus seis cursos: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental, além de 4 Cursos de Mestrado e diversos Cursos de Especialização. Conta, na sua estrutura, com os seguintes departamentos: Engenharia Elétrica (DEE); Engenharia Química (DEQ); Engenharia Mecânica (DEM); Construção e Estruturas (DCE); Engenharia Ambiental (DEA); Ciência e Tecnologia dos Materiais (DCTM); Transportes (DT).
Integrada às atividades de ensino, desenvolve uma expressiva atividade de pesquisa e extensão universitária, fortemente vinculadas às questões regionais, o que a qualifica como um importante centro de geração de tecnologias e processos e de formação de recursos humanos, na Bahia e no Nordeste.
São significativas as parcerias e benefícios mútuos, advindos da articulação que a EP/UFBA tem estabelecido, ao longo dos anos, com organizações do porte da ELETROBRÁS, COELBA, EMBASA, TELEBAHIA, CETREL, SRH, CARAIBA METAIS, COPENE, CEMAN, CRA, FIEB e CEFET, entre outras.
Através dessas parcerias, desenvolvem-se atividades de extensão e de formação e qualificação de recursos humanos como os Cursos de Especialização em Tecnologia Digital, em Engenharia de Telecomunicação, e em Automação de Sistemas de Potência, oferecidos pelo Departamento de Engenharia Elétrica; dos Cursos de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional; e de Engenharia de Instrumentação e Controle de Processos, Especialização e Mestrado em Tecnologias Ambientais no processo produtivo, Especialização em Gestão de Resíduos Socialmente Integrada – GERSI, Especialização em Recursos Hídricos – Aspectos Técnicos, Jurídicos e Institucionais, e Extensão em Hidrometria.

O Departamento de Hidráulica e Saneamento (DHS) é responsável pela oferta de diversas disciplinas para os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia (principalmente a Engenharia Sanitária e Ambiental), nas áreas de: tratamento de águas e esgoto, resíduos sólidos, ciências do ambiente, saneamento ambiental, avaliação de impacto ambiental e gestão e planejamento ambiental, entre outras.
A capacitação da UFBA na área de saneamento pode ser observada pelas diversas atividades de capacitação e extensão tecnológica desenvolvidas abrangendo os quatros componentes mencionados neste edital e sua inter-relação com a saúde e meio ambiente.
As atividades de capacitação e formação de recursos humanos em nível de graduação ocorrem por meio do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade de Federal da Bahia, iniciado em 1978, oferecendo atualmente 40 vagas.
Á reas de atuação: resíduos sólidos, controle da poluição, drenagem, monitoramento ambiental, organização e administração de serviços de saneamento, recuperação de águas, saúde pública, sistemas de água e esgoto.
Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (implementado, iniciado em 1978):
a) Introdução à Engenharia Ambiental e de Saúde Pública; b) Saneamento Ambiental; c) Sistemas Urbanos de Esgotos; d) Sistemas Urbanos de Água; e) Tratamento de Água de Abastecimento; f) Tratamento de Águas Residuais; g) Drenagem Urbana; h) Resíduos Sólidos; i) Organização e Administração de Serviços de Saneamento; j) Qualidade da Água, do Ar e do Solo; k) Hidráulica; l) Planejamento de Recursos Hídricos; m) Hidrologia; n) Obras Hidráulicas; o) Instalações Hidráulicas Sanitárias Prediais; p) Biologia Sanitária Aplicada; q) Avaliação e Impacto da Qualidade Ambiental; r) Ecologia Aplicada e Controle de Poluição.
Cursos de lato senso – Especialização (desde 1998):
a) Gerenciamento dos Recursos Hídricos: aspectos técnicos, jurídicos e institucionais (presencial e à distancia) (iniciado em 2000);
b) Gestão de Resíduos Sólidos Socialmente Integrada (iniciado em 2003);
c) Curso em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo – ênfase em produção limpa (iniciado em 1998).
Cursos de Pós-Graduação Strito Sensu – Mestrado:
a) Engenharia Ambiental Urbana - MEAU
Linhas de pesquisas: Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos; Geotecnia do Ambiente Urbano; Produção e Gestão do Ambiente Construído; Transporte e Meio Ambiente.
b) Gerenciamento e Tecnologias Ambientais / Produção Limpa- MEPLIM
Linhas de ação: Gerenciamento ambiental, desenvolvimento e transferência de tecnologias limpa; Sistema de informações de tecnologias limpas; Otimização ambiental de processos industriais; Desenvolvimento de procedimentos de avaliação de toxicidade de efluentes industriais usando bio-indicadores; Capacitação em tecnologias limpas; Utilização racional de água e energia nos processos produtivos; Produção limpa em micro e pequena empresa.
Projetos de pesquisa, capacitação e extensão tecnológica
Grupo Saneamento e Saúde Ambiental - SSA
a) Plano Municipal de Saneamento Ambiental de Alagoinhas. 2003/2004. Prefeitura Municipal de Alagoinhas/PETROBRÁS/AVINA.
b) Qualidade Ambiental Urbana de Salvador: uma avaliação quali-quantitativa. 2000/2005. EP/MEAU.
c) Processo de Implementação de Tecnologias de Redes Condominiais: um estudo sobre a perspectiva dos usuários na cidade do Salvador. 2000/2003. EP/MEAU.
d) Uso de Indicadores Quali-quantitativos para Avaliação dos Serviços de Saneamento na Cidade do Salvador. 2002/2003. FEP/DEA/UFBA.
e) Plano de Saneamento Ambiental de Vitória da Conquista. 1997/1998. Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
f) Projeto AISAM III – Avaliação de Políticas Públicas: o AISAM III no âmbito do Programa Habitar Brasil. Programa THABA. 1997/1999. EP/UFBA/UNEB.
g) Priorização de Área de Intervenção e Proposta de Ação em Saneamento Ambiental na Cidade do Salvador. Projeto HABITAT. 1991/1992. Prefeitura Municipal de Salvador –PMS.

 

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